• Nascer Amor

Mary Zwart – Porque o sistema obstétrico Holandês funciona



Mary é uma parteira independente na Holanda. Ela se formou na Escola de Amsterdam, em 1969, é fundadora da Escola Europeia Perinatal, bem como um membro da Rede Europeia de Consumidores e Educadores do Parto e da Coligação para Melhorar os Serviços de Maternidade.

Em sua palestra no Siaparto ela afirmou que na Holanda, desde o século XV existem Centros de Treinamento de Parteiras. E como é incentivado o parto domiciliar.

"Na Holanda hoje, 80% dos nascimentos são atendidos por parteiras e 10% por médicos".

Lá, todo o atendimento de Trabalho de Parto é gratuito + 8 dias com acompanhamento de enfermeira indo em casa dar suporte.O acompanhamento oferecido pelo governo só termina 6 semanas após o parto. Inclusive pós cesária, tirando os pontos em casa!

Essa ia dar polêmica no Brasil: "Não possuímos pediatra no parto se o bebê for de baixo risco sem alteração de batimento cardíaco durante a gestação".

Todas as Parteiras Holandesas são autônomas, por isso entendem a importância de terem aconselhamento em equipe e gestão em equipe, periodicamente, para terem feedback sobre seus atendimentos e procedimentos. Ela diz: “Você é independente? Tem que fazer gestão!”

Todo o pagamento desta prestação de serviço é feito pelo governa através de uma seguradora, recebem o valor integral de 1.200,00 euros por todo este serviço (consultas pré-parto, o parto, 6 consultas pós parto- 6 semanas). Ela atende em média 90 partos por ano, descontando todos os impostos, nos revelou que ganha uma média de 3.500,00 euros por mês.

Mary disse que não dá para se ganhar muito se o objetivo é trabalhar com humanização, mas que o futuro é este mesmo, todos ganharem bem, mas não demais e tratar as pessoas com respeito e dando o tempo necessário e a privacidade para cada parto, para cada família. E ainda deu alguns conselhos:

  • Devemos ir nas Escolas de ensino médio falar sobre o empoderamento, sobre parto, sobre o nascimento;

  • Não devemos continuar copiando as coisas do mundo masculino. Precisamos ter tempo além do trabalho;

  • 85% dos partos na Holanda iniciam em casa!

Esta foi mais uma deliciosa palestra do SIAPARTO 2016!!!

...VEM MAIS UNS RESUMINHOS POR AÍ....

#parteira #holanda #partonatural #partohumanizado #enfermeiraobstetrica #escolaeuropeiadeparto #maryzwart #gabrielamuller #doula #parto #pediatra #partodomiciliar

15 visualizações
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

whatsapp (47) 99208-0080