top of page
  • Foto do escritorNascer Amor

Relato de Parto: Taynara Bittelbrunn Przygoda



E quem não perdeu tempo foi a querida Tay, obrigada por compartilhar sua experiência e por fazer parte da nossa linda rede de apoio! Venha fazer parte você também!!!

"Eu idealizei uma gestação perfeita, um parto perfeito. Fiz pilates e yoga... Tudo pensando numa gestação tranqüila, num parto natural. Meu primeiro desafio foi o obstetra. Passei por dois médicos, tipicamente cesarista. Decidi que queria uma Doula, e que meu parto seria com o plantonista do hospital. Mas e se até lá, o obstetra atual decidisse que teria que fazer uma cesária?

Esse era meu medo!

Já estava triste até que comecei o curso de preparatório para o parto. Foi lindo. E no primeiro dia, tive uma atenção especial da Gabi, que escutou minhas angústias e conseguiu me indicar uma médica obstetra mas que não fazia partos. Então meu plano de ir pelo plantonista estava de pé.

O curso foi ótimo, me empoderou ainda mais.

Até que, com 34 semanas fui diagnosticada com pré eclâmpsia. Muitas dúvidas, muitos medos, e a incerteza do meu tão sonhado parto natural perfeito. Com 37 semanas foi aconselhado realizar a indução, para o bem estar dos dois. E mesmo com o imprevisto, o parto foi lindo, praticamente como eu sonhava. Mas não pense que o trabalho de parto foi fácil, mas ter a Doula ao meu lado foi primordial. Havia momentos que eu perguntava pra Doula: será que consigo? E ela: "Tay: olha até onde você chegou, o que você fez para conseguir esse parto, é claro que você consegue". E eu consegui meu parto no chuveiro. Assim que ele nasceu veio aos meus braços, mas logo levaram ele para esquentar. Enquanto isso, por conta do chuveiro e da pré eclâmpsia, desmaiei 3 vezes.

Mas ainda digo: foi lindo. Igor mamou logo, a amamentação ocorreu bem, até que eu me descuidei uma vez e meu peito machucou. E como doeu. Foram 5 semanas de dor, choro, agonia. Mas não desisti. Amamentar é meu maior prazer. Mas se eu pudesse dizer qual foi a pior parte, eu digo o puerpério. Nós nunca estudamos sobre ele. Sempre priorizamos o parto e esquecemos o depois. Ô período tenso: de emoções a flor da pele, incertezas, falta de confiança, desespero. Mas uma coisa que percebi que ter uma rede de amizade para desabafar é primordial. As incertezas passam a ser certezas.

Se eu puder aconselhar uma grávida:

1. Tenha um parto natural;

2. Tenha uma Doula;

3. Faça um curso de preparatório de parto;

4. Estude, estude, estude."

A Taynara fez o curso de Gestantes do Nascer Amor (comigo - Doula GABI) e teve o acompanhamento no pré-parto, parto e pós-parto com a Doula Mayara, nossa querida parceira!

12 visualizações0 comentário
bottom of page