top of page
  • Foto do escritorNascer Amor

Jack Newman – O que não nos ensinam sobre amamentação na nossa Formação.



As palestras do Pediatra Canadense Jack Newman foram sensacionais! Aqui vai um resumão de algumas falas dele...

Mamas:

- Não devemos aceitar a dor: a pega correta não causa dor, a prevenção de qualquer mal é sempre a pega correta;

- Quando se está com a mama muito inchada após uma cesariana ou parto com uso de solução intravenosa (soro), sempre lembrar que o peito não está alterado por estar muito cheio de leite. Ele está com edema, que é retenção de água devido ao uso de analgésicos, antibióticos, anestesia, anti-inflamatórios, etc. Não tentar tirar leite com a bomba, apenas drenar a água, massagear, o problema não é o leite é o inchaço;

- Para a pega correta, sempre direcionar o mamilo em direção ao céu da boca do bebê. Incentivando pegar mais a parte de baixo da auréola do que a de cima;

- É muito importante para o bebê, o fluxo de leite! Se o leite não está fluindo, ele vai se cansar e se desinteressar da mama. Então ordenhe enquanto amamenta, se estamos com dificuldade de fluxo.

Com o bebê no seu peito, como a pega correta, faça movimentos com a mão da base do peito até o mamilo, apertando – ordenhando, para o fluxo ser interessante para o bebê neste início.

- Muito importante verificar se o recém-nascido não possui língua- presa ou freio labial muito curto, pois 10% dos bebês tem língua presa, e muitos não são corretamente corrigidos o que atrapalha muito a amamentação e machuca muito o peito da mãe por não conseguir a pega correta, com a língua ativa em baixo do peito, ordenhando. Ele relata ser mais comum em meninos.

Recomendação:

  • Mama livre ao ar (apenas não fazer se tiver vaso espasmo);

  • Não usar lanolina, pode gerar dermatite de contato;

  • Não usar bicos de silicone, deformam a pegada correta, facilitam contaminação por fungos e bactérias;

  • Não oferecer bicos (chupetas) nem mamadeiras em hipótese alguma, pois dificultam a pegada correta, machucando posteriormente o peito materno;

  • Livre demanda! Não regular horário das mamadas;

  • Tratar de forma urgente herpes e candidíase transmitido bebê- mãe.

No seu site também conseguimos encontrar muito conteúdo de qualidade, inclusive vários vídeos demonstrativos e com dicas em português ;-)

http://www.breastfeedinginc.ca/content.php?pagename=videos-portuguese - link para vídeos!!!


“ Os pediatras, no mundo todo, não aprendem nada sobre o leite materno simplesmente porque eles não se interessam pela amamentação”(Jack Newman, 2016).

Como doula, acompanhando gestantes e puérperas, e vejo muitas dificuldades com a amamentação, e esta frase do Dr. Jack me marcou muito, pois é muito difícil encontrarmos pediatras que conhecem, se interessam e sabem orientar uma boa amamentação.

A mãe precisa de apoio, conversa, ajuda, colo durante o pós parto e o início da amamentação, sabemos que questões fisiológicas, hormonais e psicológicas influenciam fortemente todo este período e precisamos de mais profissionais com conhecimentos atualizados nas maternidades e nos consultórios para uma orientação e apoio de qualidade.

Não aceite dizerem que seu leite é fraco - NÃO É!

Não aceite fórmulas industrializadas, leite de outra espécie de animal (vaca, cabra...), receitas mágicas de quem não acredita e não conhece sobre amamentação!

Procure uma doula, um banco de leite, doadoras de leite humano... procure ajuda especializada! Você e seu filho merecem o MELHOR!!!


Pra fechar com chave de ouro, Dr. Jack passa receitinha de pomada para "primeiros socorros" em caso de infecção, até investigar a mama - Aplique uma fina camada após cada mamada. Não lave ou seque a região:

Mupirocina pomada 2% (15g)

Betametasona pomada 0,1% (15g)

Miconazol em pó 2% (não substituir)

Para fissuras:

Mel + óleo para hidratar

E para refletirmos sobre nossas escolhas pessoais x profissionais, como mulheres, homens, sociedade.... o especialista em amamentação, arremata:

“O Canadá tem 18 meses de licença maternidade – para mim, falar em menos de 7 meses é inaceitável” (Jack Newman, 2016).

..... a mudança tem que começar dentro de cada um de nós....

523 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page